1.
Filosofia
Moderna: O “Discurso do Método” de René Descartes
Leitura
proposta: Parte II (As regras da lógica), Parte III (Moral
Provisória), Parte IV (“Penso logo existo”).
PARTE
I
1. O
bom senso pertence a todos. A diversidade de opiniões decorre de diferentes
caminhos percorridos pelos indivíduos.
2. A
razão nos identifica como homens e nos diferenciam dos animais.
3. Descartes
fala de um método que escolheu que o tem ajudado a ascender na busca pelo
conhecimento.
4. Ele
admite poder estar enganado quanto ao seu método. Ele não pretender ensinar o
método, mas mostrar como este é importante pra ele.
5. Quando
já formado (no Colégio La Flèche), foi acometido de dúvidas quanto aos
conhecimentos alcançados. Diz que amava as ciências.
6. A
clareza e a inteligibilidade tornam os poetas mesmo sem muita instrução os
melhores.
7. Descartes
gostava de matemática por causa da certeza e da evidência de suas razões.
8. Na
filosofia, Descartes encontrou uma diversidade de opiniões sobre um mesmo tema.
9. Se
a filosofia já não tinha bases tão firmes dirá das ciências derivadas dela.
10.
Abandonou o estudo das letras, passou a
viajar e reunir experiências. A diversidade de costumes e opiniões lhe traziam
insegurança. Procurou estudar a si mesmo.
PARTE II
11. A
perfeição reside na obra composta de um só homem. Assim os raciocínios de um
homem só aproximam mais da verdade do que as opiniões de muitos homens.
12. Como
não se podem demolir as casas de uma cidade para construí-la de modo certo,
assim é difícil desmoronar a ciência, o melhorar seria melhorar suas partes.
13. É
mais o costume e o exemplo que nos persuadem do que algum conhecimento certo.
14. Não
encontrou utilidade na lógica, geometria e álgebra para o seu método.
15. A
lógica tem regras demais, bastariam as seguintes:
1ª)
Nunca aceitar como verdadeira uma coisa sem que a conhecesse evidentemente como
tal;
2ª)
Dividir cada uma das dificuldades em quantas partes possíveis para melhor
resolvê-las.
3ª)
Conduzir o pensamento começando pelos objetos mais simples até os mais
complexos.
4ª)
Fazer enumerações tão completas e revisões tão gerais para ter certeza de nada
omitir. (p.23).
16. Descartes
resolve começar pela matemática. Considerou que a investigação se inicia pelas
coisas mais simples.
17. Foi
partindo das mais simples e gerais, cada verdade que encontrava servia de regra
para outra.
18. O
método da ordem e da enumeração contém o que dá certeza à aritmética.
19. Era
preciso buscar um princípio sólido para a filosofia.
PARTE III
20.
Como não se pode destruir uma casa para
reconstruí-la, sem ter outra onde morar, ele criou a MORAL PROVISÓRIA:
1ª) Obedecer às leis e aos costumes do país. Seguir
as opiniões mais sensatas e estar atento mais à prática que ao discurso (p.27).
2ª) Ser o mais firme e resoluto que pudesse nas
ações pessoais, e não seguir com menos constância as opiniões mais duvidosas. Se
podemos seguir as opiniões mais verdadeiras, devemos seguiras as mais
prováveis.
3ª) Sempre tentar vencer a si mesmo do que à
fortuna, modificar antes os desejos do que a ordem do mundo. Só podemos dominar
nossos pensamentos.
21. Descartes
faz menção à moral dos antigos que subtraíram da fortuna, e apesar das dores,
eram felizes (estóicos). Conclui propondo seguir o método que escolheu.
22. Propósito
de Descartes: Empregar seu próprio juízo para examinar as coisas.
23. A
moral provisória é colocada ao lado das verdades da fé.
24. Estudando
matéria por matéria foi descortinando os enganos.
25. A
dúvida de Descartes não é como a dos céticos. Com ela pretendia afastar-se do
possível engano.
26. Procurar
examinar as proposições por raciocínios claros e seguros. Aplicava essas
proposições ao modelo matemático.
27. Ele
passou 9 anos sem tomar partido entre o certo e o errado.
PARTE IV
26.
Rejeitar tudo como falso o que tiver menor dúvida.
27.
Considerando todos os possíveis enganos, considerando também que tudo era
falso, era necessário que eu fosse alguma coisa.
28.
PENSO LOGO EXISTO. A verdade certa e firme tomada por Descartes como o primeiro
princípio da filosofia.
29.
O eu é uma substância cuja essência ou natureza é pensar. Este eu é
independente de algo material.
30.
PARA PENSAR É PRECISO EXISTIR. As coisas claras e distintas são verdadeiras – o
critério.
31.
CONHECER É MAIS PERFEITO QUE DUVIDAR. “A ideia de um ser mais perfeito que não
poderia tirá-lo do nada”. A ideia de Deus foi inculcada no eu por ele mesmo. As
idéias de Deus estão no pensamento do homem.
32.
Se os corpos são imperfeitos dependem de Deus. É tão certo que Deus existe
quanto uma demonstração de geometria.
33.
DESCARTES contrapõe a máxima: “nada há no entendimento que primeiramente não
tenha estado nos sentidos”.
34.
A atividade dos sentidos por si mesma nada nos garantiria de verdade sem a
intervenção do entendimento.
35.
Deus é um ser perfeito, todas as idéias e noções da nossa mente vêm dele, todas
as claras e distintas são verdadeiras.
36.
Se ainda há idéias confusas é porque não somos perfeitos.
37.
Seja no sono ou na vigília devemos sempre nos persuadir somente pela razão.
PARTE V
38.
Descartes expõe que a partir do seu método escreveu um tratado de Física e uma
descrição das ciências naturais (movimento do coração e das artérias).
39.
A parte V é um resumo da obra “O Mundo”. Ele compara o homem a uma máquina
“feita pelas mãos de Deus”.
40.
Discorre sobre a diferença entre homem e animais.
41.
Esse tratado não foi publicado por medo de censura.
PARTE VI
42.
Descartes critica a filosofia especulativa da época – O ideal é dirigir-se ao
conhecimento da natureza para sermos senhores e possessores.
a)
Facilitar a produção de alimentos;
b)
Conservar a saúde;
c)Combater
doenças;
d)
Criar resistência na velhice.
43.
As idéias já estão em nossa mente, depositadas por Deus.
QUESTÕES SOBRE DECARTES E O DISCURSO DO MÉTODO
1)
(PUC-PR) No livro Discurso do método (1537), Descartes estabeleceu algumas
regras para bem conduzir a razão.
I.
Somente acolher alguma coisa como verdadeira após conhecê-la de maneira
evidente.
II.
Somente acolher como falso aquilo que foi estabelecido empiricamente como
falso.
III.
Dividir cada dificuldade a ser examinada em quantas partes forem possíveis e
necessárias para resolvê-la.
IV.
Refletir, antes de tudo, sobre as dificuldades em seu aspecto global;
privilegiar sempre o todo em detrimento das partes.
V.
Conduzir em ordem os pensamentos, começando pelos objetos mais simples e mais
fáceis de conhecer, para subir, pouco a pouco, como por degraus, até o
conhecimento dos mais complexos compostos.
VI.
Conduzir em ordem os pensamentos, começando a examinar as coisas a partir da
sua importância moral até chegar a sua importância histórica.
VII.
Fazer, para todos os procedimentos, revisões e enumerações completas para ter
certeza de que nada foi omitido.
VIII.
Aceitar a fé como fonte do conhecimento a partir da qual tudo pode ser pensado.
IX.
Observar a natureza para aprender a pensar.
Correspondem
a todas as regras do método apenas os enunciados:
A) I, II,
III e IV
B) I,
III, V e VII
C) II,
IV, VI e VIII
D) I,
III, VIII e IX
E) I, VI,
VII e IX
2) (UEL)
É amplamente conhecido, na história da filosofia, como Descartes coloca em
dúvida todo o conhecimento, até encontrar um fundamento inabalável; uma espécie
de princípio de reconstituição do conhecimento. Neste processo, Descartes elege
uma regra metodológica que o orientará na busca de novas verdades. A regra
geral que orientará Descartes na busca de novas verdades é
a) a
possibilidade do mundo externo.
b) a
possibilidade de unirmos corpo e alma.
c) a
clareza e distinção.
d) a
certeza dos juízos matemáticos.
e) a
idéia de que corpo e alma são entidades distintas.
3) (UEL)
Leia o seguinte texto de Descartes: [...] considerei em geral o que é necessário a
uma proposição para ser verdadeira e certa, pois, como acabara de encontrar uma proposição que eu sabia sê-lo
inteira mente, pensei que devia saber igualmente em que consiste essa certeza. E, tendo percebido que nada há no
“penso, logo existo” que me assegure que digo a verdade, exceto que vejo muito
claramente que, para pensar, é preciso existir, pensei poder tomar por regra
geral que as coisas que concebemos clara e distintamente são todas verdadeiras.
(DESCARTES, R. Discurso do
método. Tradução de Elza Moreira Marcelina. Brasília: Editora da Universidade
de Brasília; São Paulo: Ática,1989. p.
57.)
Com base
no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento cartesiano, é correto afirmar:
a) Para
Descartes, a proposição “penso, logo existo” não pode ser considerada como uma
proposição indubitavelmente verdadeira.
b) Embora
seja verdadeira, a proposição “penso, logo existo” é uma tautologia inútil no
contexto da filosofia cartesiana.
c)
Tomando como base a proposição "penso, logo existo", Descartes
conclui que o que é necessário para que uma proposição qualquer seja verdadeira
é que ela enuncie algo que possa ser concebido clara e distintamente.
d)
Descartes é um filósofo cético, uma vez que afirma que não é possível se ter
certeza sobre a verdade de qualquer proposição.
e)
Tomando como exemplo a proposição "penso, logo existo", Descartes
conclui que uma proposição qualquer só pode ser considerada como verdadeira se
ela tiver sido provada com base na experiência.
4) (UFU
2009) O texto abaixo é de René Descartes (1596 – 1650). Leia-o com atenção.
“Mas,
logo em seguida, adverti que, enquanto eu queria assim pensar que tudo era
falso, cumpria necessariamente que eu, que pensava, fosse alguma coisa. E,
notando que esta verdade: eu penso, logo existo, era tão firme e tão certa que
todas as mais extravagantes suposições dos céticos não seriam capazes de a
abalar, julguei que podia aceitá-la, sem escrúpulo, como o primeiro princípio
da filosofia que procurava”.
Descartes.
Discurso do Método. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973. p.
41.
Com base
no pensamento de Descartes, responda o que se pede.
A) Por que o cogito é o “primeiro
princípio da filosofia” para Descartes?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
B) Qual é a relação entre o
procedimento da dúvida hiperbólica e a descoberta do cogito em Descartes?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________
5) (UEL
2009) Leia o texto a seguir. Mas há algum, não sei qual, enganador mui poderoso
e mui ardiloso que emprega toda sua indústria em enganar-me sempre. Não há,
pois, dúvida alguma de que sou, se ele me engana; e, por mais que me engane,
não poderá jamais fazer com que eu nada seja, enquanto eu pensar ser alguma
coisa. De sorte que, após ter pensado bastante nisto e de ter examinado
cuidadosamente todas as coisas, cumpre enfim concluir e ter por constante que
esta proposição, eu sou, eu existo, é necessariamente verdadeira todas as vezes
que a enuncio ou que a concebo em meu espírito.
(DESCARTES,
René. Meditações. Trad. J. Guinsburg e Bento Prado Júnior. São Paulo: Abril
Cultural, 1973. p.100 - Coleção Os Pensadores.)
A partir
do texto e dos conhecimentos acerca de Descartes:
a)
Apresente o propósito e os graus da dúvida metódica.
b)
Demonstre como Descartes descobre que o pensamento é a verdade primeira.
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