TEORIA DO CONHECIMENTO
PERÍODOS: V e VI
DATA: 2015 a 2019
DOCENTE: Prof. Esp. José Aristides da Silva Gamito
LOCAL: Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário - Caratinga –
MG
EMENTA:
Análise filosófica da possibilidade, origem, natureza,
do objeto e tipos e das fontes de conhecimento. A relação entre sujeito e
objeto e os limites do conhecimento. A questão da verdade e da justificação do
conhecimento. Teoria e realidade.
OBJETIVOS:
- Compreender
a problemática do conhecimento à luz dos questionamentos filosóficos;
- Conhecer
as abordagens da tradição filosófica e as perspectivas atuais;
- Analisar
o conhecimento humano e o critério de verdade e de verificação.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO:
I - Esboço
geral dos problemas da Teoria do Conhecimento;
II - Definição
clássica do conhecimento;
III – Tipos e
fontes do conhecimento;
IV – O
problema do conhecimento a partir de Descartes e dos empiristas;
V – A relação
entre sujeito e objeto/teoria e realidade;
VI – Crenças e
teorias de justificação do conhecimento.
METODOLOGIAS
A SEREM UTILIZADAS:
RECURSOS DIDÁTICOS NECESSÁRIOS:
Data-show, quadro branco, texto de apoio.
AVALIAÇÃO:
Participação e interação em sala de aula, trabalhos de pesquisa,
apresentação de seminários e atividade escrita.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
HESSEN, J. Teoria do conhecimento. São Paulo: Martins
Fontes, 2000.
JAPIASSU, H. A crise da razão e do saber objetivo: as
ondas do irracional. São Paulo: Letras & Letras, 1996.
JAPIASSU, H. Questões epistemológicas. Rio de Janeiro:
Imago, 1981.
LANDESMAN, C. Ceticismo. São Paulo: Loyola, 2006.
MOSER, P.;
MULDER, D.; TROUT, J. A teoria do conhecimento. São Paulo: Martins
Fontes, 2004.
ZILLES, U. Teoria do conhecimento e da ciência. São Paulo: Paulus, 2005.
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