I
- EXERCÍCIO DE LEITURA E FICHAMENTO
Da leitura ao comentário de um texto de filosofia
a) Levantamento
bibliográfico do assunto a ser pesquisado:
Assunto: |
Concepção
de alma nos filósofos pré-socráticos |
Referência: |
SOUZA, José Cavalcante de (Org.). Pré-Socráticos. Coleção Os Pensadores.
São Paulo: Nova Cultural, 2000. COLLI, Giorgio. La sabiduría griega II. Tales. Anaximandro. Anaxímenes. Madrid:
Trotta, 2008. COLLI, Giorgio. La sabiduría griega III. Heráclito. Madrid: Trotta, 2010. |
b) Leitura
e anotações de citações:
Assunto: |
Rastreamento
do termo alma nos pré-socráticos |
Referência: |
SOUZA, José Cavalcante de (Org.). Pré-Socráticos. Coleção Os Pensadores.
São Paulo: Nova Cultural, 2000. |
Citações: |
TALES DE MILETO - E afirmam alguns que
ela (a alma) está misturada
com o todo. É por isso que, talvez, também Tales pensou que todas as coisas
estão cheias de deuses. Cf. Platão Leis, X, 899 B. Parece também que Tales,
pelo que se conta, supôs que a alma é algo que se move, se é que disse que a
pedra (ímã) tem alma, porque move o ferro (p. 52-53). ANAXÍMENES - Como nossa alma, que é ar, soberanamente nos mantém unidos,
assim também todo o cosmo sopro e ar o mantém (p. 68). XENÓFANES DE COLOFÃO - Agora passarei
de novo a outro assunto e indicarei o caminho. E uma vez, passando por um
cãozinho que espancavam, apiedou-se, dizem, e falou o seguinte: Pára! Não
batas mais! pois é a alma de um amigo,
reconheci-a ao ouvir sua voz (p. 78). HERÁCLITO DE ÉFESO - De alma é (um) logos que a
si próprio se aumenta (p. 108). HERÁCLITO DE ÉFESO - Eis, em linhas
gerais, sua doutrina: tudo se compõe a partir do fogo e nele se resolve; tudo
se origina segundo o destino e por direções contrárias se harmonizam os
seres; tudo está cheio de almas
e demônios (p. 91). FILOLAU DE CROTONA - Mas testemunham
também os antigos teólogos e adivinhos que por certas punições a alma está ligada ao corpo e,
como num túmulo, nele está sepultada (p. 229). DEMÓCRITO DE ABDERA - Anaxágoras, na
realidade, não concorda plenamente com Demócrito, pois este simplesmente
considera idênticas alma e mente (cf. 28 A 45); a verdade, portanto, é a
aparência (p. 295). ANAXÁGORAS DE CLAZÔMENAS - Isto nos
diz Aristóteles. "Nous é para
ele (Anaxágoras) a mesma coisa que a alma."
Assim distinguimos a alma como o que se move a si mesmo, o imediatamente individual;
mas, enquanto simples, o Nous é o
universal (p. 248). LEUCIPO DE MILETO - "A alma se constitui de átomos
esféricos."176 Sabemos ainda que se ocupou com o estado de coisas da
consciência, procurando explicar, entre outras coisas, a origem das sensações
(p . 281). DEMÓCRITO DE ABDERA - A alguns pareceu
que a alma se identifica
com o fogo, pois este é composto das partículas mais sutis e é o mais
incorpóreo dos elementos e ainda, primitivamente, é movimentado e movimenta
os outros elementos (p. 295). DEMÓCRITO DE ABDERA - É natural que o
corpo tenha esta antiga acusação contra a alma
a respeito das paixões. E Demócrito, imputando à alma a causa da infelicidade, diz: Se o corpo instaurasse um processo contra ela pelas dores
que padeceu e pelos maltratos que sofreu e se fosse eu o juiz da
acusação, com prazer condenaria a alma (p. 317). DEMÓCRITO DE ABDERA - A felicidade não
mora em rebanhos nem em ouro; a alma é a moradia da divindade (p. 319). |
Assunto: |
Rastreamento
do termo alma nos pré-socráticos |
Referência: |
COLLI, Giorgio. La sabiduría griega II. Tales. Anaximandro. Anaxímenes. Madrid:
Trotta, 2008. |
Citações: |
FERÉCIDES DE SIRO - Por eso, creo yo
que, aunque en tantos siglos [ha habido] otros, el primero en afirmar por
escrito que el alma humana
es inmortal fue Ferecides de Siros, [um personaje] ciertamente antiguo, pues
vivió durante el reinado de uno de mi raza (p. 93). TALES DE MILETO - Por lo que se nos ha
transmitido, parece que el propio Tales suponía que el alma es una
fuerza motriz, si en verdad dijo que la piedra imán tiene alma, puesto que
mueve el hierro (p. 117). TALES DE MILETO - Algunos dicen que [el
alma] anda mezclada en el universo, por lo que quizá el propio Tales pensó
que todo está lleno de dioses (p. 117). TALES DE MILETO - Según algunos, entre
ellos el poeta Querilo, también fue el primero en defender que las almas son inmortales, y el
primero que descubrió el intervalo entre uno y otro solstício (p. 123). TALES DE MILETO - Tales [dijo que]
dios es la mente del mundo y que el universo tiene alma y, al mismo tiempo,
está lleno de espíritus; y por la humedad constitutiva penetra una fuerza divina
que lo pone en movimento (p. 145). ANAXÍMENES - Igual que nuestra alma,
que es aire, nos ciñe completamente, así también el viento y el aire
envuelven todo el universo (p. 209). |
1º ESQUEMA:
Tales de Mileto
- a) alma se encontra misturada em todas as coisas;
a) A
alma funciona como uma força motriz;
b) A
alma é imortal;
c) O
universo tem alma;
d) Deus
é a mente do mundo;
Anaxímenes de Mileto:
a) alma tem a
constituição do ar;
Ferécides de Siro:
a) a alma é imortal;
Xenófanes de Colofão:
a) cria
provavelmente na transmigração das almas;
Filolau de Crotona:
a) a alma está
presa no corpo;
Heráclito de Éfeso:
a) a alma é o
logos;
b) Tudo está
repleto de almas;
c) A natureza da
alma é ígnea;
Demócrito de Abdera:
a) a alma e a
mente são a mesma coisa;
b) a alma é a
morada da divindade;
c) A alma sofre
pelas ações e decisões do corpo.
Anáxagoras
de Clazômena - a) A mente é a mesma que alma.
Leucipo
de Mileto - a) a alma é constituído de átomos esféricos.
2º
COMENTÁRIO:
Concepção de alma nos filósofos pré-socráticos
O conceito de alma nos
pré-socráticos é variável. Ferécides de
Siro foi o primeiro filósofo a afirmar que a alma é imortal[1].
Tales de Mileto está entre esses primeiros e concebia a alma como uma força
motriz, ele retira essa observação a partir do comportamento do ímã. Isso levou
muitos a considerarem que a natureza estava povoada de almas (espíritos). Neste
sentido, o próprio universo teria alma. O mesmo Tales concebia Deus como a
mente do mundo.
A respeito da constituição da alma havia
divergência entre os pré-socráticos. Anaxímenes a considerava semelhante ao ar.
Leucipo de Mileto pensava que sua constituição seria de átomos esféricos.
Heráclito falava da evaporação e da natureza ígnea: “tudo se compõe a partir do
fogo e nele se resolve”.[2]
Mas, Heráclito vai mais adiante e associa a alma com a razão (o logos). Portanto, a alma não era somente
uma força motriz do corpo, mas também sede do pensamento, da racionalidade.
Heráclito compartilha da crença que tudo está repleto de almas.
Demócrito de Abdera considerava alma e
mente como a mesma coisa. Neste aspecto, ele concorda com Anáxagoras de
Clazômena. A alma é a morada da divindade. Por ser a dimensão mais perfeita,
acaba sofrendo com as consequências das ações do corpo. Filolau de Crotona
pensa na mesma direção quando diz que a alma vive presa do corpo. A concepção
negativa do corpo que o platonismo deixará na história tem suas primeiras
considerações entre os pré-socráticos. Provavelmente, esta seria uma
consideração corrente nas religiões gregas.
A informação de que Xenófanes de Colofão
acreditava na transmigração das almas corrobora com a ideia de que os primeiros
filósofos, embora procurem empregar uma explicação racional da natureza, ainda
são muito devedores das religiões populares. Muitas crenças podem ter sido
aprendidas mesmo da classe sacerdotal grega.
3º BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
As fontes primárias da nossa pesquisa sobre
alma foram os fragmentos dos pré-socráticos. Com a finalidade de ampliar e
aprofundar o estudo, podemos recorrer a intérpretes/comentaristas que estudaram
o assunto.
CASTRO,
Fabiano S., LANDEIRA-FERNANDEZ, J. Alma, corpo e a antiga civilização grega: as
primeiras observações do funcionamento cerebral e das atividades mentais. Psicol.
Reflex. Crit. vol.24 no.4 Porto Alegre 2011.
REALE,
Giovanni; ANTISERI, Dario. História da
filosofia: Antiguidade e Idade Média. Volume I. São Paulo: Paulus, 1990.
VIEIRA,
Celso de Oliveira. Razão, alma e sensação
na antropologia de Heráclito. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal
de Minas Gerais, 2010.
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