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sábado, 22 de maio de 2021

Metodologia da Pesquisa em Filosofia III

 

I - EXERCÍCIO DE LEITURA E FICHAMENTO

Da leitura ao comentário de um texto de filosofia

 

a)    Levantamento bibliográfico do assunto a ser pesquisado:

 

Assunto:

Concepção de alma nos filósofos pré-socráticos

Referência:

SOUZA, José Cavalcante de (Org.). Pré-Socráticos. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 2000.

 

COLLI, Giorgio. La sabiduría griega II. Tales. Anaximandro. Anaxímenes. Madrid: Trotta, 2008.

 

COLLI, Giorgio. La sabiduría griega III. Heráclito. Madrid: Trotta, 2010.

 

b)   Leitura e anotações de citações:

 

Assunto:

Rastreamento do termo alma nos pré-socráticos

Referência:

SOUZA, José Cavalcante de (Org.). Pré-Socráticos. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 2000.

Citações:

TALES DE MILETO - E afirmam alguns que ela (a alma) está misturada com o todo. É por isso que, talvez, também Tales pensou que todas as coisas estão cheias de deuses. Cf. Platão Leis, X, 899 B. Parece também que Tales, pelo que se conta, supôs que a alma é algo que se move, se é que disse que a pedra (ímã) tem alma, porque move o ferro (p. 52-53).

 

ANAXÍMENES - Como nossa alma, que é ar, soberanamente nos mantém unidos, assim também todo o cosmo sopro e ar o mantém (p. 68).

 

XENÓFANES DE COLOFÃO - Agora passarei de novo a outro assunto e indicarei o caminho. E uma vez, passando por um cãozinho que espancavam, apiedou-se, dizem, e falou o seguinte: Pára! Não batas mais! pois é a alma de um amigo, reconheci-a ao ouvir sua voz (p. 78).

 

HERÁCLITO DE ÉFESO - De alma é (um) logos que a si próprio se aumenta (p. 108).

 

HERÁCLITO DE ÉFESO - Eis, em linhas gerais, sua doutrina: tudo se compõe a partir do fogo e nele se resolve; tudo se origina segundo o destino e por direções contrárias se harmonizam os seres; tudo está cheio de almas e demônios (p. 91).

 

FILOLAU DE CROTONA - Mas testemunham também os antigos teólogos e adivinhos que por certas punições a alma está ligada ao corpo e, como num túmulo, nele está sepultada (p. 229).

 

DEMÓCRITO DE ABDERA - Anaxágoras, na realidade, não concorda plenamente com Demócrito, pois este simplesmente considera idênticas alma e mente (cf. 28 A 45); a verdade, portanto, é a aparência (p. 295).

 

ANAXÁGORAS DE CLAZÔMENAS - Isto nos diz Aristóteles. "Nous é para ele (Anaxágoras) a mesma coisa que a alma." Assim distinguimos a alma como o que se move a si mesmo, o imediatamente individual; mas, enquanto simples, o Nous é o universal (p. 248).

 

LEUCIPO DE MILETO - "A alma se constitui de átomos esféricos."176 Sabemos ainda que se ocupou com o estado de coisas da consciência, procurando explicar, entre outras coisas, a origem das sensações (p . 281).

 

DEMÓCRITO DE ABDERA - A alguns pareceu que a alma se identifica com o fogo, pois este é composto das partículas mais sutis e é o mais incorpóreo dos elementos e ainda, primitivamente, é movimentado e movimenta os outros elementos (p. 295).

 

DEMÓCRITO DE ABDERA - É natural que o corpo tenha esta antiga acusação contra a alma a respeito das paixões. E Demócrito, imputando à alma a causa da infelicidade, diz: Se o corpo instaurasse um processo contra ela pelas dores que padeceu e pelos maltratos que sofreu e se fosse eu o juiz da acusação, com prazer condenaria a alma (p. 317).

 

DEMÓCRITO DE ABDERA - A felicidade não mora em rebanhos nem em ouro; a alma é a moradia da divindade (p. 319).

 

Assunto:

Rastreamento do termo alma nos pré-socráticos

Referência:

COLLI, Giorgio. La sabiduría griega II. Tales. Anaximandro. Anaxímenes. Madrid: Trotta, 2008.

Citações:

FERÉCIDES DE SIRO - Por eso, creo yo que, aunque en tantos siglos [ha habido] otros, el primero en afirmar por escrito que el alma humana es inmortal fue Ferecides de Siros, [um personaje] ciertamente antiguo, pues vivió durante el reinado de uno de mi raza (p. 93).

 

TALES DE MILETO - Por lo que se nos ha transmitido, parece que el propio Tales suponía que el alma es una fuerza motriz, si en verdad dijo que la piedra imán tiene alma, puesto que mueve el hierro (p. 117).

 

TALES DE MILETO - Algunos dicen que [el alma] anda mezclada en el universo, por lo que quizá el propio Tales pensó que todo está lleno de dioses (p. 117).

 

TALES DE MILETO - Según algunos, entre ellos el poeta Querilo, también fue el primero en defender que las almas son inmortales, y el primero que descubrió el intervalo entre uno y otro solstício (p. 123).

 

TALES DE MILETO - Tales [dijo que] dios es la mente del mundo y que el universo tiene alma y, al mismo tiempo, está lleno de espíritus; y por la humedad constitutiva penetra una fuerza divina que lo pone en movimento (p. 145).

 

ANAXÍMENES - Igual que nuestra alma, que es aire, nos ciñe completamente, así también el viento y el aire envuelven todo el universo (p. 209).

 

 

 

1º ESQUEMA:

 

Tales de Mileto - a) alma se encontra misturada em todas as coisas;

a)      A alma funciona como uma força motriz;

b)      A alma é imortal;

c)      O universo tem alma;

d)     Deus é a mente do mundo;

Anaxímenes de Mileto:

a) alma tem a constituição do ar;

Ferécides de Siro:

 a) a alma é imortal;

Xenófanes de Colofão:

a) cria provavelmente na transmigração das almas;

Filolau de Crotona:

a) a alma está presa no corpo;

Heráclito de Éfeso:

a) a alma é o logos;

b) Tudo está repleto de almas;

c) A natureza da alma é ígnea;

Demócrito de Abdera:

a) a alma e a mente são a mesma coisa;

b) a alma é a morada da divindade;

c) A alma sofre pelas ações e decisões do corpo.

Anáxagoras de Clazômena - a) A mente é a mesma que alma.

Leucipo de Mileto - a) a alma é constituído de átomos esféricos.

 

 

2º COMENTÁRIO:

 

Concepção de alma nos filósofos pré-socráticos

 

    O conceito de alma nos pré-socráticos é variável.  Ferécides de Siro foi o primeiro filósofo a afirmar que a alma é imortal[1]. Tales de Mileto está entre esses primeiros e concebia a alma como uma força motriz, ele retira essa observação a partir do comportamento do ímã. Isso levou muitos a considerarem que a natureza estava povoada de almas (espíritos). Neste sentido, o próprio universo teria alma. O mesmo Tales concebia Deus como a mente do mundo.

     A respeito da constituição da alma havia divergência entre os pré-socráticos. Anaxímenes a considerava semelhante ao ar. Leucipo de Mileto pensava que sua constituição seria de átomos esféricos. Heráclito falava da evaporação e da natureza ígnea: “tudo se compõe a partir do fogo e nele se resolve”.[2] Mas, Heráclito vai mais adiante e associa a alma com a razão (o logos). Portanto, a alma não era somente uma força motriz do corpo, mas também sede do pensamento, da racionalidade. Heráclito compartilha da crença que tudo está repleto de almas.

     Demócrito de Abdera considerava alma e mente como a mesma coisa. Neste aspecto, ele concorda com Anáxagoras de Clazômena. A alma é a morada da divindade. Por ser a dimensão mais perfeita, acaba sofrendo com as consequências das ações do corpo. Filolau de Crotona pensa na mesma direção quando diz que a alma vive presa do corpo. A concepção negativa do corpo que o platonismo deixará na história tem suas primeiras considerações entre os pré-socráticos. Provavelmente, esta seria uma consideração corrente nas religiões gregas.

     A informação de que Xenófanes de Colofão acreditava na transmigração das almas corrobora com a ideia de que os primeiros filósofos, embora procurem empregar uma explicação racional da natureza, ainda são muito devedores das religiões populares. Muitas crenças podem ter sido aprendidas mesmo da classe sacerdotal grega.

 

3º BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

     As fontes primárias da nossa pesquisa sobre alma foram os fragmentos dos pré-socráticos. Com a finalidade de ampliar e aprofundar o estudo, podemos recorrer a intérpretes/comentaristas que estudaram o assunto.

 

CASTRO, Fabiano S., LANDEIRA-FERNANDEZ, J. Alma, corpo e a antiga civilização grega: as primeiras observações do funcionamento cerebral e das atividades mentais. Psicol. Reflex. Crit. vol.24 no.4 Porto Alegre  2011.

 

REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia: Antiguidade e Idade Média. Volume I. São Paulo: Paulus, 1990.

 

VIEIRA, Celso de Oliveira. Razão, alma e sensação na antropologia de Heráclito. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Minas Gerais, 2010.



[1] COLLI, Giorgio. La sabiduría griega II. Tales. Anaximandro. Anaxímenes. Madrid: Trotta, 2008, p. 93.

[2] SOUZA, José Cavalcante de (Org.). Pré-Socráticos. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 2000, p. 91.

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Bibliografia

ARANHA, M. L. A. & MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. 3ª ed. Rev. atual. São Paulo: Moderna, 2003.

CHAUÍ, Marilena. Introdução à história da Filosofia: Dos pré-socráticos a Aristóteles. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

MONDIN, B. Introdução à Filosofia: problemas, sistemas, autores, obras. 12ª ed. São Paulo: Paulus, 2001