Social Icons

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Teoria do Conhecimento I

I - INTRODUÇÃO

         Nos séculos XV e XVII ocorreram profundas transformações políticas, sociais, religiosas e culturais que deram origem ao que chamamos de Idade Moderna. Durante esse período aconteceu a Revolução Científica. A partir dela o homem mudou sua visão sobre a natureza em vez de admirá-la quis transformá-la.
         Porém, tudo teve início com a preocupação com o método adequado de pesquisa. O primado da razão, a busca da experimentação e a ruptura com o método escolástico perpassaram essas reflexões sobre o método científico. Juntamente com a busca do método ideal, surgiram os primeiros tratados específicos sobre a gênese do conhecimento.
         Para se ter um método seguro, era preciso entender como se dá o conhecimento humano. Descartes com o “Discurso do Método” põe em questão toda a tradição medieval e opta pela supremacia da razão. Locke, por sua vez, no “Ensaio sobre o Entendimento Humano” valoriza as experiências provenientes do mundo externo. Mais tarde Kant fará uma síntese criteriosa sobre essa bipolarização: Racionalismo versus empirismo. O limiar da Idade Moderna é marcado por uma discussão fundamental para a filosofia e para a ciência: o que é o conhecimento e como ele ocorre.
         É justamente nesse contexto que surgem as primeiras teorias do conhecimento mais completas. Mas as primeiras elucubrações sobre o tema estão em Platão e Aristóteles. A clássica Alegoria da Caverna já acena para a natureza do conhecimento e no Teeteto, Platão desenvolve uma discussão sobre os tipos de conhecimento.
Na Antiguidade e na Era Medieval, não podemos falar numa disciplina filosófica específica sobre o conhecimento. Encontramos muitas reflexões epistemológicas em Platão e Aristóteles, porém, elas aparecem em textos metafísicas e psicológicos. Poderíamos considerar fundador da Teoria do Conhecimento, no dizer de Hessen, John Locke, em 1690.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Bibliografia

ARANHA, M. L. A. & MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. 3ª ed. Rev. atual. São Paulo: Moderna, 2003.

CHAUÍ, Marilena. Introdução à história da Filosofia: Dos pré-socráticos a Aristóteles. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

MONDIN, B. Introdução à Filosofia: problemas, sistemas, autores, obras. 12ª ed. São Paulo: Paulus, 2001