Social Icons

sábado, 22 de agosto de 2015

Filosofia da Natureza - Cosmologia

COSMOLOGIA FILOSÓFICA
José Aristides da Silva Gamito[1]

Introdução

            A cosmologia ou filosofia da natureza refere-se ao estudo do universo, sua origem, evolução, estrutura e futuro. A cosmologia surgiu como a parte da filosofia que estuda a estrutura, a evolução e composição do universo, sendo a primeira expressão filosófica apresentada no Período pré-socrático ou cosmológico. 
            Pode-se afirmar que a natureza é a problemática que deu origem à Filosofia. Basta lembrar que a physis (natureza) é o grande tema dos filósofos pré-socráticos. A investigação que inicia pela busca da arché, do princípio de todas as coisas, leva à cosmologia platônica e à metafísica aristotélica, lançando os alicerces de modo de abordar a realidade que ainda pode ser encontrado entre os fundamentos de nossa civilização.

Definição etimológica de cosmologia

            Segundo Japiassú, cosmologia é definida como:

Cosmologia. Do grego kosmos, mundo, e logos, ciência, teoria.  Conjunto das teorias científicas que tratam das leis ou das propriedades da matéria em geral ou do universo. Toda cosmologia supõe a possibilidade de um conhecimento do mundo como sistema e de sua expressão num discurso. Por isso, a imagem do sistema do mundo é determinante para toda filosofia que se pretende sistemática. O postulado de uma totalização do mundo, pelo saber, revela-se indispensável a uma eventual totalização do próprio saber.[2]

            Cosmologia é o conjunto das teorias científicas que tratam das leis ou das propriedades da matéria em geral ou do universo. Toda cosmologia supõe a possibilidade de um conhecimento do mundo como sistema e de sua expressão num discurso. Por isso, a imagem do sis
tema do mundo é determinante para toda filosofia que se pretende sistemática. O postulado de uma totalização do mundo, pelo saber, revela-se indispensável a uma eventual totalização do próprio saber.
            Cosmologia difere-se de Cosmogonia (gr. kosmogonia: criação do mundo) Teoria sobre a origem do*universo, geralmente fundada em lendas ou em *mitos e ligada a uma metafísica. Em sua origem, designa toda explicação da formação do universo e dos objetos celestes. Atualmente, designa as explicações de caráter mítico. Ex.: as cosmogonias pré-socráticas de Tales de Mileto, Anaximandro, Empédocles etc.
           
As características fundamentais da cosmologia
            A cosmologia tenta responder uma das principais indagações do ser humano: A pergunta sobre a origem de tudo. As cosmogonias ou mitos de criação respondem a essa questão por meio de mitos e fábulas. A cosmogonia dos primeiros filósofos por meio de conjecturas. E por fim, a cosmologia científica por cálculos matemáticos e observação do universo por meio de telescópios. O domínio da física e da química foram também decisivas para esse aperfeiçoamento da cosmologia.



[1] Bacharel e licenciado em filosofia, especialista em docência do Ensino Superior, atualmente Secretário Municipal de Educação, em Conceição de Ipanema – MG.
[2] JAPIASSÚ, Hilton e MARCONDES, Danilo. Dicionário Básico de Filosofia. 5.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Bibliografia

ARANHA, M. L. A. & MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. 3ª ed. Rev. atual. São Paulo: Moderna, 2003.

CHAUÍ, Marilena. Introdução à história da Filosofia: Dos pré-socráticos a Aristóteles. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

MONDIN, B. Introdução à Filosofia: problemas, sistemas, autores, obras. 12ª ed. São Paulo: Paulus, 2001